terça-feira, 9 de agosto de 2011

Os Exercícios:



Exercícios Visuas:
Coloque alguns objetos à sua frente, por exemplo, um garfo, uma faca, uma cigarreira, um lápis, uma caixa de fósforos, e fixe o pensamento em um deles. Memorize exatamente sua forma, sua cor e sua textura. Depois feche os olhos e tente imaginar esse mesmo objeto tão plasticamente quanto ele é. Caso ele lhe fuja do pensamento, tente chamá-lo de volta. No início você só conseguirá lembrar-se dele por alguns segundos, mas com alguma perseverança e repetição constante, de um exercício a outro o objeto tornar-se-á cada vez mais nítido, e a fuga e o retorno do pensamento tornar-se-ão cada vez mais raros. Não devemos assustar-nos com alguns fracassos iniciais, e se nos cansarmos, devemos passar ao objetivo seguinte. No começo não se deve praticar o exercício por mais de dez minutos, mas depois deve-se aumentar a sua duração gradativamente até chegar a 30 minutos. Depois de superarmos essa etapa podemos prosseguir, tentando imaginar os objetos com os olhos abertos. Os objetos devem tornar-se visíveis diante de nossos olhos como se estivessem suspensos no ar, e tão plásticos a ponto de parecerem palpáveis. Não devemos tomar conhecimento de nada que esteja em volta, além do objeto imaginado. Nesse caso também devemos controlar as perturbações com a ajuda do colar de contas. O exercício será bem sucedido quando conseguirmos fixar nosso pensamento num objeto suspenso no ar, sem nenhuma interferência, por no mínimo cinco minutos seguidos.
Exercícios Auditivos:
Depois da capacidade de concentração visual, vem a capacidade auditiva. Nesse caso, a força de auto-sugestão tem no início uma grande importância. Não se pode dizer diretamente: "Imagine o tic-tac de um relógio" ou algo assim, pois sob o conceito imaginação entende-se normalmente a representação de uma imagem, o que não pode ser dito para os exercícios de concentração auditiva. Colocando essa idéia de um modo mais claro, podemos dizer: "Imagine estar ouvindo o tic-tac de um relógio". Para fins elucidativos, usaremos essa expressão, portanto, tente imaginar estar ouvindo o tic-tac de um relógio de parede. Inicialmente você só conseguirá fazê-lo por uns poucos segundos, mas com alguma persistência esse tempo irá melhorando gradativamente e as perturbações diminuirão. Depois, você deverá tentar ouvir o tic-tac de um relógio de pulso ou de bolso, e ainda, o badalar de sinos nas mais diversas modulações. Faça outras experiências de concentração auditiva, como toque de gongo, pancadas de martelo e batidas em madeira, ruídos diversos, como um arranhão, arrastamento de pés, trovões, o barulho suave do vento soprando, e até o vento mais forte de um furacão, o murmúrio da água numa cachoeira, e ainda, a música de instrumentos como o violino e o piano. Neste exercício o importante é concentrar-se só auditivamente e não permitir a interferência da imaginação plástica. Caso isso aconteça, a imagem deve ser imediatamente afastada; no badalar dos sinos, por exemplo, não deve aparecer a imagem dos sinos, e assim por diante. O exercício estará completo quando se conseguir fixar a imaginação auditiva por no mínimo cinco minutos.

Exercícios Sensoriais:
O exercício seguinte é o da concentração na sensação. A sensação escolhida pode ser de frio, calor, peso, leveza, fome, sede e deve ser fixada na mente até se conseguir mantê-la, sem nenhuma imaginação auditiva ou visual, durante pelo menos cinco minutos. Quando formos capazes de escolher e de manter qualquer sensação, então poderemos passar ao exercício seguinte. 
Exercícios Olfativos: 
Em seguida vem a concentração do olfato. Imaginemos o perfume de algumas flores, como rosas, lilases, violetas ou outras e fixemos essa idéia, sem deixar aparecer a representação visual destas flores. A mesma coisa deve ser feita com os mais diversos odores desagradáveis. Esse tipo de concentração também deve ser praticado até se conseguir escolher qualquer um dos odores e imaginá-lo por pelo menos cinco minutos.
Exercícios Gustativos:
A última concentração dos sentidos é a do paladar. Sem pensar numa comida ou imaginá-la, devemos concentrar-nos em seu gosto. No início devemos escolher as sensações de paladar mais básicas, como o doce, o azedo, o amargo e o salgado. Quando tivermos conseguido firmá-las, poderemos passar ao paladar dos mais diversos temperos, conforme o gosto. Ao aprender a fixar qualquer um deles, segundo a vontade do aluno, por no mínimo cinco minutos, então o objetivo do exercício será sido alcançado.

Exercíco da Respiração:
Sente-se em grupo no mínimo 2 pessoas, relaxe e respire profundamente, sinta a energia do grupo agora imagine que as más energias, estão saindo e se transformando em boas energias, agora imagine que você está sugando estas energias, agora sinta novamente a energia e perceba como mudou.
Exercíco da Barreira Elemental:
Primeiro deve-se concentrar as energias do corpo no corpo e a energia psípca no interior de sua mente, envolvendo emoções, sentimento, ponto meridionais de energia (Chakras) e criar uma barreira de energia ao redor de cada uma delas, após feito isto, deve-se retornar à concentração e mentalizar uma barreira ao redor de todas as barreiras, criando assim um casulo de energia, ao criar a barreira deve-se invocar por Deva para lhe alciliar e criar sua barreira elemental. Após feito isso, deve-se orar aos elementais e agradecer a ajuda e alcilio dos Devas.

Exercício Sentir a Energia:

Suspenda suas maos a uma distancia de aproximadamente um metro, com as palmas voltadas uma para a outra. Feche seus olhos se sentir vontade. Voce esta ciente de quaisquer novas informacoes que receber de suas maos, mas nao estara julgando a experiencia ou tentando cria-la. Permita que tudo aconteca naturalmente.

Junte suas maos, vagarosamente. Perceba a sensacao. Note quaisquer sentimentos que venham em ondas ou camadas. Esses sao os niveis de sua aura, do seu corpo de energia.

Algumas camadas oferecem mais "resistencia" do que outras. Tente repetir isso varias vezes, com os olhos fechados e depois abertos. Se voce tiver dificuldade, comece novamente, mas inicie o processo apos esfregar suas maos com forca, como se estivesse tentando aquece-las.

Isso ira aumentar a sensibilidade de suas mãos.

Quando terminar, limpe suas maos esfregando uma na outra como se estivesse tirando o exesso de agua apos lava-las. Isso ira remover outras energias que voce possa ter adquirido durante o percusso. Termine sempre esse exercício com a noção de estar lavando as mãos.